Artes
Por muito tempo, nas instituições de educação infantil, as produções das crianças foram pouco valorizadas, e o olhar do adulto esteve direcionado à sua capacidade de reproduzir o real ou desenhos muito estereotipados. Assim, os pequenos raramente eram convidados a produzir a partir de suas próprias ideias, e recebiam grandes quantidades de desenhos xerocados para preencher ou copiar.
Além disso, as atividades estavam a serviço das horas de descanso, lazer e brincadeira, ou para enfeitar os espaços nas datas comemorativas. Dentro desta perspectiva, os trabalhos poucas vezes eram vistos como ferramentas para discussões e reflexões e não eram expostos para que outros adultos e crianças pudessem apreciá-los.
Hoje, sabemos que para possibilitar que as crianças construam conhecimento neste eixo é fundamental que possam: experimentar uma variedade de materiais; que produzam as diferentes linguagens (desenho, pintura, modelagem...) com frequência, observar, refletir e discutir sobre os seus próprios trabalhos, dos colegas e sobre as obras de arte que se constituem em importante patrimônio da humanidade.